O que é Salvação

Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento. Salvar é libertar ou proteger.

A palavra carrega a ideia de vitória, saúde, ou preservação.  Às vezes, a Bíblia usa palavras como salvo ou salvação para se referir à libertação temporária e  física, tal como a libertação de

Paulo da prisão. Veja Filipenses 1:19

  • ” Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação,..”
  • O uso mais frequente da palavra salvação tem a ver com libertação eterna e espiritual.  Quando Paulo disse ao carcereiro de Filipo o que ele precisava fazer para ser salvo, Paulo estava se referindo ao destino eterno do carcereiro (Atos 16:30-31).
  • ” Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?
    Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”

Jesus igualou ser salvo com entrar no reino de Deus. Mateus 19:24-25 

  • ” E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
    Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo? ”  
  • Somos salvos de quê?  Na doutrina Cristã da salvação, somos salvos da “ira”; quer dizer, do julgamento de Deus sobre o pecado: 
  • Romanos 5:9  ” Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”
  • 1 Tessalonicenses 5:9 ” porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,..”
  • Nosso pecado nos separou de Deus, e a consequência do pecado é morte Romanos 6:23 = porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Salvação conforme a Bíblia refere-se a:

  • Salvação bíblica se refere à libertação da consequência do pecado e envolve, portanto, remoção do pecado. 
    Quem pode salvar? Só Deus pode remover pecado e nos livrar da penalidade do pecado
  • 2 Timóteo 1:9 ” que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,..”
  • Tito 3:5 ”  não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,..”

    Como Deus salva? Na doutrina Cristã da salvação, Deus nos resgatou através de Cristo (João 3:17 ” Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. “

Especificamente, foi a morte de Jesus na cruz e subsequente ressurreição que alcançou nossa salvação:

  • Romanos 5:10 ” Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;..”
  • Efésios 1:7 ” no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,..” 
  • A Bíblia é clara que salvação é um gracioso dom de Deus que não merecemos ( Efésios 2:5,8 ” e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;.. ), 
  •  e é disponível apenas através de fé em Jesus Cristo: Atos 4:12 ” E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. “

Como recebemos salvação? Somos salvos por fé.

  • Primeiro, precisamos escutar o evangelho – a boa nova da morte e ressurreição de Cristo (Efésios 1:13 ” em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;.. “).
  • Então, precisamos acreditar – confiar completamente no Senhor Jesus (Romanos 1:16 ” Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;.. “).
  • Isso envolve arrependimento, uma mudança de mentalidade sobre pecado e Cristo (Atos 3:19 ” Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados…”)
  • e invocar o nome do Senhor (Romanos 10:9-10 ” Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”
  • Romanos 10:13 ” Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

    Uma definição da doutrina Cristã da salvação seria: “A libertação espiritual e eterna que Deus concede imediatamente a aqueles que aceitam Suas condições de arrependimento e fé no Senhor Jesus”.

  • Salvação só é possível através de Jesus Cristo – João 14:6 ” Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. “
  • Atos 4:12 – ” E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos…” e depende de Deus para a sua provisão, garantia e segurança.

Graça e Paz

Milton Santos

DICA: Participe do Curso Conheça a Sua Bíblia de Gênesis a ApocalipseInscreva-se Aqui

Deus lhe abençoe pela visita…