Como podemos ter certeza da salvação

certeza da salvaçãoCerteza da salvação conforme o que ensina a bíblia deveria ser de uma das primeiras prioridades para aqueles que realmente se consideram cristão.

Devemos ter o interesse de como saber com certeza que somos salvo, e isto, de acordo com a palavra de Deus. A bíblia afirma que a salvação da nossa alma está garantida por Deus por meio de Cristo Jesus. ( Estude a Bíblia )

E para comprovar esta declaração vamos à Sagradas Escrituras no livro de I João 5:11-13 que diz:

 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.

Quem são as pessoas que tem o Filho de Deus senão todos aqueles que nEle creram e o aceitaram conforme João 1:12 que diz:

 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;…

Se você tem Jesus, você tem vida. Vida eterna. Não temporária, mas eterna, ou seja, existência física e espiritual após a morte.

Como podemos ter certeza da salvação se não tivermos a palavra de Deus como ancora para nossa alma?

É da vontade de Deus que tenhamos a certeza absoluta da nossa salvação, não podemos viver em dúvida. O próprio Senhor Jesus disse que seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno. 

Logo, não podemos viver nossa vida cristã nos perguntando e nos preocupando a cada dia se realmente somos salvos ou não. Temos que ter convicção e segurança em nossa confissão. Ou cremos ou não cremos, ou acreditamos que somos salvos ou não. (Curso Biblico)

A Bíblia é bem clara em relação ao plano da salvação. Creia em Jesus Cristo e você será salvo; é o que está escrito em:

João 3:16 – Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Atos 16:31- Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

Responda: Você crê que Jesus é o Salvador, que Ele morreu para pagar o preço por seus pecados conforme está escrito em:

Romanos 5:8 – Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

E também em II Coríntios 5:21 – Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Crês verdadeiramente nestas passagens? Você confia somente nEle para a salvação? Se sua resposta for SIM, você é salvo!   

Certeza da salvação

Certeza da salvação significa “além de toda e qualquer dúvida”. Ao levar a sério a Palavra de Deus, você pode saber “além de toda e qualquer dúvida” o fato e realidade de sua eterna salvação.

Como podemos ter certeza da salvaçãoChega de viver com medo. Viva seguro, tranquilo e convicto de sua salvação. E quando digo isto não estou me apoiando em nossa própria força ou capacidade humana, não.

Devemos nos apoiar no Eterno e Grandioso Amor que nos tem o Pai por meio de Cristo Jesus, e na sua palavra que diz:

Portanto, estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 8:38-39 { Nenhum aspecto da ordem criada, nem nenhum acontecimento ou ser que faça parte dela ( incluindo nós mesmos ) pode pôr um fim ou desfazer o nosso prazer no amor ativo de Deus por nós em Cristo }.

No mundo passamos por aflições, mas …  

Temos que estar cientes de que enquanto estivermos vivendo neste corpo carnal aqui no mundo passaremos por várias aflições, mas o nosso Senhor disse que não deveríamos temer nenhum mal, pelo contrário, devemos manter o bom ânimo, pois Ele venceu o mundo e a Sua vitória foi imputada em nós pela sua Graça e misericórdia. Nele somos mais que vencedores.

Não viva mais com medo de perder a sua salvação. Você está nas mãos do Deus Eterno e Poderoso para te sustentar e fortalecer diante de toda e qualquer situação. Ele mesmo de conduzirá em vitória até o Seu grandioso Dia. O próprio Jesus declara a respeito de todos os que nEle crerem:

 “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”. João 10:28-29.

Mais uma vez, isto enfatiza o “eterno”. Vida eterna é simplesmente isto: uma vida que não tem mais fim. Não há ninguém, nem mesmo você, que possa arrancar de si próprio a salvação, o dom de Deus em Cristo Jesus. Creia nisto. 

Guarde em seu coração estas passagens.

Devemos esconder a Palavra de Deus em nossos corações para não pecarmos contra Ele. Veja o que diz em Salmos 119:11– ( Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. ) , e isto inclui o pecado da dúvida.

Alegre-se no que diz a você a palavra de Deus, que ao invés da dúvida, vivamos com confiança! Podemos ter certeza absoluta, vinda da própria Palavra de Cristo, de que a condição de nossa salvação, uma vez garantida, nunca será questionada.

Como podemos ter certeza da salvação absoluta é baseada no amor de Deus por nós através de Jesus Cristo. Nada pode nos separar do amor que Deus tem para com cada um de nós.

Judas 1:24-25 diz: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória. Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.”

Esta passagem expressa confiança no poder de Deus para preservar o seu povo, ou seja, nós, até o final e que reconhece a eterna grandeza de Deus em sua “glória, majestade, império e soberania.” Afinal, como podemos ter certeza da salvação se não for por meio da fé em suas palavras, as quais são verdadeiras e dignas de toda aceitação.

Por isso podemos dizer com todas as palavras que temos a “certeza da salvação” e que esta salvação não se perde; porque o nosso Deus é Poderoso e nos sustenta nela até o grandioso dia em que Ele irá voltar. Graças a Deus por isso.

DICA: Estude Sobre a Salvação Eternateologia-fundo-laranja

Desse seu irmão em Cristo

Como podemos ter certeza da salvaçãoMilton Santos

Contato: Fale Comigo

 

…………. compartilhe esta mensagem …………

5 ideias sobre “Como podemos ter certeza da salvação

  1. Jadiel Marcos do Nascimento

    graça e paz a todos os irmão em Cristo ,agradeço pelo o comentário postado que glorifica o nome do Senhor Jesus como salvador,se cada crente fosse consciente dessa benção Deus estaria satisfeito com os seus filhos.que deus abençoe o irmão e lhe der sabedoria para continuar Glorificando o nome do Senhor Jesus nosso Salvador amem.

    Responder
  2. Valter F. Souza

    Prezado irmão gostei muito desse esboço falando sobre a certeza da salvação,eu queria com todo respeito pelo nobre irmão se nós precisamos perserverá na fé e na obediência? porque não ficou muito claro algumas talvez porque não tenha entendido,quando o irmão cita essas palavras:vida eterna é simplesmente isto eterna,eu lhe pergunto nós não temos que perserverá em obediência? e se nós viermos a práticar algo errado na nossa caminhada?

    Responder
    1. Milton Santos Autor do post

      Olá amado Valter graça e paz da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus.

      Sim meu amado irmão nós precisamos e temos que perseverar na fé e na obediência. Nosso Senhor disse que: no mundo passais por aflições, lutas, tribulações e várias outras circunstâncias, todavia tende bom ânimo ( perseverança e fé ), pois Eu (Jesus) venci o mundo….

      Agora, o que nos faz ter a certeza da nossa salvação e que seremos perseverante e obedientes até o fim diante dos problemas é que nós; não nos apoiamos em nossa própria força, condição ou sabedoria mais sim porque acreditamos que o mesmo Espírito que sustentou o nosso Senhor nos momentos difíceis que Ele passou aqui nesta terra e, O levou a ser perseverante e obediente até a morte e morte de cruz; este mesmo Espírito também nos fortalecerá, conduzirá, sustentará e nos manterá firmes na fé diante das adversidades que nos sobrevier.
      E devemos depositar toda nossa esperança e fé na sua Palavra quando diz:

      As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. João 10:27-29

      Nota: Podemos observar nesta passagem acima que o Senhor faz quatro coisas pelas suas ovelhas:
      1- ele as conhece, pois está unido eternamente a elas ( ver também Rm 8:29).
      2- concede a elas vida eterna – não apenas uma existência sem fim, mas uma vida marcada pelo relacionamento perpétuo e ininterrupto com Deus (Jo 17:2-3).
      3- protege-as da morte eterna, o que enfatiza o caráter infalível da graça divina;
      4- e cuida para que ninguém as roube de suas mãos, uma salvaguarda poderosa contra todos os inimigos externos. Aqui temos a garantia que nos momentos de tribulações seremos perseverantes e obedientes a Ele, pois Ele próprio por meio do seu Poderoso Espírito nos sustentará e fortalecerá não permitindo que nada neste mundo nos tire de Suas Mãos. Nele estamos seguros.
      Sabendo disso, não tenhamos medo. Deus guarda, preserva e protege as suas ovelhas, ou seja, Ele cuida de nós. Mostremos esta confiança.

      Obs.: Isso não significa que não iremos errar, cometer algum pecado ou até mesmo cair em alguma armadilha do inimigo, somos pecadores e estamos sujeitos a falhar a qualquer momento. Todavia:

      Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. 1 João 2:1-2

      É isso meu amado irmão que nos concede confiança, certeza e convicção de que a nossa salvação e vida eterna está garantida, pois aquele que começou a boa obra em nós, a salvação, é poderoso para terminar e nos sustentar até o Seu grandioso Dia.
      Nós nos apoiamos totalmente em Sua Graça e Benevolência e não nos gloriamos na nossa própria força ou sabedoria.

      Deus te abençoe abundantemente
      Espero ter ajudado

      Responder
      1. Jane Mello

        Para conseguirmos a salvaçao e preciso muito mas, que apenas acreditar, e ainda aqueles que frequenta uma igreja ou ate mesmo e batizado, nao quer dizer estar Salvo
        Mas se as igrejas fizer somente a vontade de Deus em seus ensinamentos, elas nao vao conseguir o numero de seguidores, pois a maioria prioriza numeros

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre-Me Agora