Blasfemia contra o Espirito Santo

Blasfemia contra o Epirito Santo

Blasfemia contra o Espirito Santo

A blasfemia contra o Espirito Santo tem sido motivo de grande discussões entre muitos evangélicos tementes a Deus, pois ninguém deseja cometer tal ato. O Senhor Jesus ensinou que todos os tipos de pecado podem ser perdoado, exceto a blasfemia contra o Espirito Santo. Veja:

Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfemia serão perdoados aos homens; a mas blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir. Mt 12:31-32

Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que comete blasfemia contra o Espirito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno. Mc 3:28-29

Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que cometer blasfemia contra o Espírito Santo, não haverá perdão. Lc 12:10

Se alguém blasfema contra o o Espirito Santo mostra que não é um dos eleitos e, portanto, nunca será salvo ( porquê pelo fruto se conhece a árvore , Mt 12:33 ). Para que você não caia neste erro é importante que estude, conheça e entenda a sua Bíblia.

Venha Estudar a Bíblia com a Gente Saiba Como Clicando Aqui

A blasfemia contra o Espirito Santo

Mas em que se consiste, exatamente, a blasfemia contra o Espirito Santo? Como podemos saber se não cometemos esse pecado imperdoável?

Em termos gerais, “blasfemar” significa “proferir palavras ímpias”, “difamar” ou “usar linguagem ultrajante”. Em resposta à insistência dos fariseus de que ele expulsava demônios por estar associado a Satanás (Belzebu), Jesus advertiu que a blasfemia contra o Espirito Santo era imperdoável tanto nesta era quanto na vindoura: Mt 12:32 e Mc 3:29-30 – Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno. Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo.

Ao negar que o poder por trás do exorcismo vinha do Espirito Santo, atribuindo esse poder a Satanás, os fariseus ultrajaram o Espirito Santo. Com base nisso, costuma-se entender a blasfemia contra o Espirito Santo como a atribuição da obra do Espirito a Satanás ou outras forças demoníacas.

Definição sobre a blasfemia contra o Espirito Santo

No entanto, até mesmo essa definição precisa ser esclarecida. Ao responder aos fariseus, Jesus também deixou claro que suas obras eram provenientes do Espirito Santo ( de acordo com a lógica de sua argumentação em Mt 12:25-29 e Mc 3:23-27 ). Como deveria ter ficado evidente para todos, a única explicação racional para o exorcismo era a operação do Espirito. 

Assim, a rejeição do Espirito Santo pelos fariseus foi refletida e intencional, e não apenas um equívoco. Falando segundo a perversidade do próprio coração ( Mt 12:34-35 = Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. ), haviam blasfemado intencionalmente contra o poder que sabiam ser proveniente do Espirito Santo.

A blasfemia contra o Espirito Santo é refletida, intencional e motivada pela perversidade. Uma vez que é imperdoável, não pode ser cometida por um cristão nem, tampouco, por alguém que ainda não é cristão, mas que, um dia, aceitará a Cristo. Ainda sim, por vezes cristãos sinceros temem ter blasfemado contra o Espirito Santo.

Normalmente, essas pessoas simplesmente compreenderam de modo equivocado a natureza dessa blasfemia contra o Espirito Santo ou avaliaram de modo incorreto os seus próprios atos. De qualquer modo, uma vez que os réprobos ( aqueles que nunca aceitarão a Cristo ) não podem ser arrepender verdadeiramente de seu pecado,

At 11:18 – E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.

os cristãos que temem haver cometido esse pecado imperdoável normalmente demonstram, pela sua própria ansiedade e arrependimento, que não o fizeram.

Que Deus te conduza nas veredas da justiça debaixo da sua Graça e misericórdia. 

Estude, Conheça e Entenda a Sua Bíblia de Capa a Capa – Veja Como Aqui

 

Blasfemia contra o Espirito SantoDesse seu irmão em Cristo

Milton Santos

Duvidas? Fale Comigo

7 ideias sobre “Blasfemia contra o Espirito Santo

  1. Geovan

    Amém , ótimo texto .
    Que Deus em Cristo continue te concedendo cada dia mais sabedoria para entender as grandezas do Pai.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre-Me Agora