A soberania de Deus

Soberania de Deus

Soberania de Deus

Soberania de Deus é baseada na verdade bíblica de que Deus é rei sobre tudo. Ao contrário dos reis humanos, não há limites para a soberania de Deus – o universo todo é totalmente dependente Dele.

Na bíblia encontramos a soberania de Deus enfatizada de pelo menos três maneiras: pela criação, pela providência e pela graça.

Em primeiro lugar 

A soberania de Deus nos é revelada na criação, pois Ele é o Criador soberano de todas as coisas. Como grande rei, ele simplesmente ordenou que o universo viesse a existir do nada ( No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gn 1:1-3 ), de modo que sua existência depende inteiramente do poder criador divino.

A soberania de Deus também é demonstrada na criação ao formar e ordenar o universo como lhe aprouve até ficar satisfeito com a sua obra:

E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. … À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. … A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. … para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. …Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. … E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. … Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. Gn 1:4,10,12,18,21,25,31.

Em segundo lugar

Vemos também a soberania de Deus a governar todas as coisas e fazer com elas o que lhe apraz por meio do seu controle soberano sobre a História. A Imagem de Deus assentado em seu trono é uma constante ao longo das Escrituras (Estudando a Bíblia):

… Micaías prosseguiu: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda. 1Rs 22:19

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Is 6:1

Por cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça, havia algo semelhante a um trono, como uma safira; sobre esta espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um homem. Ez 1:26

Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Dn 7:9

Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado;… Ap 4:2

O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens. Sl 11:4

O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.

 Sl 45:6

Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono. Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente. Sl 47:8-9

… olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hb 12:2

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Ap3:21

que nos lembram com frequência a soberania de Deus e e em termos explícitos que o Senhor governa como rei, exercendo o seu domínio tanto sobre as grandes coisas quanto sobre as pequenas:

O Senhor reinará eterna e perpetuamente. Ex 15:18

Veja em sua bíblia a soberania de Deus nos Salmos: 47; 93; 96:10; 97

Soberania de Deus

Soberania de Deus

O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra. O Senhor é grande em Sião, e exaltado acima de todos os povos. Louvem o teu nome, grande e tremendo; pois é santo.  És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça em Jacó.  Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés; porque ele é santo.  Sl 99:1-5  ( Seja reconhecida a soberania de Deus )

O Senhor reinará eternamente: o teu Deus, ó Sião, reinará por todas as gerações. Louvai ao Senhor!  Sl 146:10

A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela. Pv 16:33

Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer.  Pv 21:1

Então a lua se confundirá, e o sol se envergonhará, pois o Senhor dos exércitos reinará no monte Sião e em Jerusalém; e perante os seus anciãos manifestará a sua glória.  Is 24:23

Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! Is 52:7

Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonozor, levantei ao céu os meus olhos, e voltou a mim o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre; porque o seu domínio é um domínio sempiterno, e o seu reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?  Dn 4:34-35  ( A Nabucodonozor foi revelada a soberania de Deus ).

Com isto faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim. Dn 6:26 ( o rei reconhece a soberania de Deus ).

Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. Mt 10:29-31. ( até nas pequenas coisas que para nós é insignificantes a soberania de Deus está atuante ).

O domínio e a soberania de Deus sobre a História é total; Ele realiza todos os seus decretos, e ninguém pode impedir a sua operação ou frustar seu plano eterno.

Em terceiro lugar

A absoluta soberania de Deus também é revelada na salvação. Várias tradições cristãs afirmam a soberania de Deus sobre a natureza, mas afirmam que, de algum modo, a salvação não é de todo uma prerrogativa divina da qual dependemos completamente.

Salvação Eterna

Salvação Eterna

No entanto, as Escrituras ensinam que Deus concede a salvação gratuitamente àqueles que Ele ama, segundo o seu próprio arbítrio:

Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Senhor; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. Ex 33:19  e  

Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericordia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.  Rm 9:15.

Assim, todos os seres humanos sem exceção são totalmente dependentes de Deus para a salvação. A salvação é, do começo ao fim, uma dádiva da graça de Deus:

O Senhor não tomou prazer em vós nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que todos os outros povos, pois éreis menos em número do que qualquer povo; mas, porque o Senhor vos amou, e porque quis guardar o juramento que fizera a vossos pais, foi que vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.  Dt 7:7

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Ef 2:8-9.

Não podemos dar o primeiro passo em direção a Cristo se não recebermos a capacidade de faze-lo ( Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. … E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido.   Jo 6:44,65 ) e não podemos permanecer na fé pelos nossos próprios esforços ( Sois vós tão insensatos? tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis? Será que padecestes tantas coisas em vão? Se é que isso foi em vão. Aquele pois que vos dá o Espírito, e que opera milagres entre vós, acaso o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé? Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Gl 3:3-6 ).

Também não temos poder de ressuscitar e receber salvação no dia do julgamento; é o poder de Deus que nos ressuscita em Cristo ( Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Ef 2:4-7 ).

Por certo, a graça de Deus em nossa vida conduz à santidade e à obediência. Mas não contribuímos de maneira nenhuma para a nossa salvação ( De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fp 2:12-13 ). Essa é a maravilha da soberania de Deus, a qual é segundo Sua Graça.

A Soberania de Deus x Responsabilidade Humana

O fato de Deus ser soberano em todos esses sentidos não nega a realidade da dignidade e da escolha humana. As Escrituras revelam a absoluta soberania de Deus, mas deixam claro que somos seres humanos morais, que prestamos contas a Deus pelo que fazemos ou deixamos de fazer ( Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos; e que retribui diretamente aos que o odeiam, para os destruir; não será remisso para quem o odeia, diretamente lhe retribuirá. Dt 7:9-10 ). Somos agentes livres, cujas escolhas tem efeitos expressivos sobre a História.

É evidente que a crença na soberania de Deus e na responsabilidade dos seres humanos como agentes livres extrapola os limites da nossa compreensão. Costumamos associar a responsabilidade moral à capacidade de agir de maneira independente, mas do ponto de vista bíblico, ao mesmo tempo em que estamos sob o controle de Deus também somos moralmente responsáveis.

É um mistério maravilhoso nosso Deus soberano não ter nos criado como autômatos, mas sim como criaturas morais. Ao mesmo tempo, porém, muitas vezes o cristão tem dificuldade em aceitar esse conceito sobre a soberania de Deus.

Paulo anteviu uma objeção à doutrina da graça soberana de Deus que continua popular hoje: “Tu porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?” ( Rm 9:19 ). Não obstante, é essencial lembrar que, justamente por ser soberano absoluto, Deus pode determinar a nossa responsabilidade. É pelo fato de estar no controle que Ele pode ser nosso Juiz.

A soberania de Deus abarca, absolutamente, todas as coisas, inclusive a salvação. Há muitos que não têm dificuldades com a soberania de Deus, desde que a salvação não seja incluída. Mas a Escritura é clara e taxativa: “Ao Senhor pertence a salvação”( Jonas 2.9).

Que o Espirito Santo incline nosso coração a este ensinamento e nos faça entender de que a soberania de Deus está guiando a nossa vida nos caminhos do sucesso e nas veredas da Sua justiça, nos abençoando diariamente em todos os nossos projetos e objetivos de acordo com a Sua gloriosa vontade.

** Participe Conosco do Curso ” Conheça e Enteda a Sua Bíblia de Capa a Capa” – Saiba Mais Aqui **

 

Soberania de DeusDesse seu irmão em Cristo

Milton Santos

Contato: Fale Comigo

 

 >>> INICIO

Que Deus te conceda muito mais abundantemente. Agradeço a sua visita.